quarta-feira, 10 de março de 2010

Comparação grafica de GoW 3: demo vs jogo final

Fala gente da xtreme consoles, primeiramente queria pedir desculpas mas por inquanto não poderei mais fazer video comentados de PS3 por enquanto por causa de tempo. Mas arranjei uma matéria super maneira do God of War 3.

Já em 2005, a Sony Santa Monica redefiniu as limitações técnicas de uma inteira geração de consoles com o épico God of War. Cinco anos mais tarde, a equipe fez isso de novo com a sua estreia no PS3. God of War III é magnifico.

Mas já deves ter jogado a demo, certo? A demo da E3 do ano passado teve um lançamento limitado na Europa antes de sair o código no lançamento norte-americano de God of War Collection, e foi agora tornada disponível para todos na PlayStation Network.

Verificada a versão para análise de God of War III, é óbvio que, embora impressionante, a demo simplesmente não é uma demonstração completa e representativa do jogo final. Compreensivelmente, a extensa quantidade de conteúdos não foi introduzida na demonstração, mas foram adicionados uma gama de efeitos visuais e o desempenho foi melhorado consideravelmente.

Por motivos de não estragar o jogo, não irei abordar os conteúdos adicionais (embora sejam coisas porreiras), mas uma comparação dos efeitos e desempenho dá-nos uma vista intrigante sobre o quanto a equipe técnica da Sony Santa Monica espremeu do hardware nestes meses finais de desenvolvimento de God of War III.

Talvez a mudança mais óbvia no jogo seja a extensa reorganização do sistema de iluminação, que na maior parte está agora muito mais rica e mais realista. As áreas escuras do nível de demonstração parecem agora representar mais fielmente a luz de ambiente.

imagem
imagem


imagem
imagem


Um realístico, motion blur por objecto foi adicionado ao jogo. Este é um efeito que dá ao jogo um maior realismo de movimento, mas tem também um efeito colateral que não parece tão límpido nas imagens do jogo.

imagem
imagem


É interessante notar que a equipe da Sony Santa Mónica aplicou uma série de melhorias através da placa gráfica, algumas muito visíveis, outras mais subtis. As diferenças no Titã são imediatamente perceptíveis, com um óbvio aumento no nível de detalhe da textura da pele.

imagem
imagem


Ajustes menores ao nível são também evidentes. Neste par imagens, podemos ver que a equipa acrescentou efeitos de sombras extras que não estavam presentes na demo.

imagem
imagem


O efeito do fogo no carro de Helios parece agora muito mais detalhado, e também podem ver como a fonte de luz principal que influência o ambiente foi modificada entre a demo e a versão final do jogo.

imagem
imagem


É também interessante notar que o próprio Helios parece agora subtilmente diferente em comparação com a sua aparição na demo. Existe uma espécie de ruído no seu cabelo da demo, que foi muito reduzido na versão final. Poderá ser um efeito das novas técnicas de anti-aliasing de God of War III? Segundo os comentários na internet da própria Sony Santa Monica, God of War III está a utilizar a implementação de um anti-aliasing morfológico, suportado pelos SPUs. Isto permite alcançar uma maior suavização e é mais um exemplo de como tarefas efectuadas sem carregamento no chip gráfico podem resultar em melhorias na performance e qualidade visual.

imagem
imagem


Tendo em conta o upgrade visual que o jogo levou, é impressionante que as melhorias não foram restritas à qualidade visual. A Sony Santa Monica conseguiu atingir isto tudo ao criar um jogo mais rápido e fluído. Neste vídeo temos trechos diferentes retirados da demo de God of War III. Estes foram sincronizados com a acção retirada das mesmas áreas da versão para a análise ao jogo.

Para ver o vídeo, clique aqui.

As conclusões do vídeo são esclarecedoras, mostra uma significativa melhoria no rácio de fotogramas em partes idênticas do jogo.
Estávamos curiosos com o facto do jogo correr sem o rácio de fotogramas bloqueado nas batalhas mais intensas, onde o rácio de fotogramas andava pelos 30FPS. Ao olhar para a versão final, o aumento da performance fala por si própria, enquanto que ainda é notória a trepidação provocada pela variação do rácio de fotogramas, o efeito é de alguma maneira um pouco atenuado pela qualidade do motion blur.

Agora só nos resta esperar o lançamento do jogo que está previsto para 16 de março.
Fonte: Eurogamer

[l4d.JPG]

1 comentários:

Anónimo disse...

xD muito boa materia

Enviar um comentário