quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Hacker disponibiliza meios de rodarem programas 'caseiros' no PS3

Se a quebra do console for confirmada, cópias não autorizadas de jogos poderão ser usadas.


O hacker norte-americano George Hotz, conhecido como “GeoHot”, disponibilizou ferramentas capazes de assinar digitalmente softwares caseiros (homebrews) para rodar no Playstation 3. Hotz disponibiliza também um software capaz de desbloquear PS3s com o firmware 3.55, no qual podem rodar os softwares assinados com suas ferramentas. A presença da assinatura faz o console pensar que o programa foi autorizado pela Sony, da mesma forma que uma assinatura manuscrita autentica um cheque ou contrato.

“GeoHot” é conhecido por ter hackeado o iPhone e por ter criado um hack para o PS3 no início de 2010. Como medida preventiva, a Sony retirou a função “OtherOS”, que permitia o desbloqueio do console com a técnica de Hotz.

Apesar disso, Hotz afirmou à BBC que “odeia a pirataria”.

Mesmo com o erro da Sony em não utilizar um método seguro para assinar seus jogos e softwares, os hackers afirmaram que “não foi trivial fazer isso”. “Se tivesse sido feito corretamente, levaria bilhões de anos para obter a chave privada a partir da chave pública”, explicou um especialista do fail0verflow à “BBC”.

A Sony disse estar trabalhando em uma correção para o problema, mas hackers duvidam que isso seja possível. A única maneira de solucionar a questão, segundo eles, seria colocando uma nova revisão de hardware do console à venda, e obrigando os atuais donos de Playstation 3 a trocarem seu videogame.

0 comentários:

Enviar um comentário